Niepoort Vintage 2019 - En Primeur

O Niepoort Vintage 2019 está já em lançamento para pré-venda na Casa Januário e aconselhamos que acutele a compra pois as quantidades são muito limitadas.
Apenas estará disponível a partir de Setembro 2021, altura em que a Niepoort fará o seu lançamento para o mercado.


Após três anos sucessivos de baixo rendimento, 2019 voltou a ter rendimentos mais equilibrados na vinha. A precipitação média foi baixa nos meses de inverno, mas, para compensar, ao longo do ano o Douro, e especificamente a sub-região do Cima Corgo, foram beneficiados devido a dois fatores: o facto dos meses de verão terem sido excecionalmente frios e, além disso, a chuva a 26/27 de Agosto ter sido muito oportuna, permitindo que a maturação da fruta acabasse.

Em Vale de Mendiz a vindima começou no dia 2 de Setembro em boas condições e as últimas uvas chegaram na primeira semana de Outubro.

Todos os anos são lembrados por razões distintas e únicas, e 2019 certamente será recordado como um ano com incríveis mostos naturais, de acidez equilibrada, e um clima muito fresco, recordando o elegante ano de 2008 - as condições perfeitas em que o estilo Niepoort floresce!

Informações técnicas
Niepoort Vintage 2019 - En Primeur
Produtor Niepoort (vinhos) S.A.
País Portugal
Ano 2019
Região Douro
Castas Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Francisca, Tinta Amarela, Sousão, Tinta Roriz e outras
Vinificações Todos os componentes do Vintage 2019 foram pisados em lagares de granito com 100% de engaço. Os vinhos foram trasfegados pouco tempo depois da vindima, envelhecendo no Douro, em tonéis, durante o Inverno. Foram posteriormente transferidos, em março de 2020, para as caves em Vila Nova de Gaia.
Estágio 2 anos em Tonel
Nota prova A aparência é marcada por um maravilhoso rebordo roxo-escuro e uma grande profundidade de cor. O aroma é fino e moderado, com notas primárias de frutos escuros e algumas especiarias. O verdadeiro estilo e potencial deste vinho unem-se no paladar, com uma maravilhosa integração de frutos escuros e uma estrutura tânica granulada; um extraordinário equilíbrio entre volume e elegância, resultando num final de boca impressionante. Em suma, a fruta primária na boca pode ser apelativa nesta fase, mas é a estrutura tânica equilibrada que indica o grande potencial de envelhecimento deste vinho no futuro.
Teor alcoólico 19.5%
Acidez Total = 5; Volátil = 0.2
PH 3.46
Açucar Residual = 88
Capacidade 750ml
Caracteristicas