Pérolas de Açucar 1kg

Descrição: açucar em forma de pérolas
Tamanho:6-9,5mm
Embalagem: 250gr ou 1kg
Descrição: Pérolas de açucar que não derretem, mantendo-se brancas durante o processo do forno.
Utilizado na confecção de cookies, muffins e principalmente das famosas Waffles de Liége ou Gaufres Liégeoise cuja massa leva fermento biológico, e não fermento químico em pó como os tradicionais. Ou seja, ele é parecido com um pão doce e fica melhor ainda quando é saboreado quente.
A receita original leva o açucar em pérolas (ou pérolas de açucar) na massa: ao assar, as bolinhas de açúcar formam pontos doces e crocantes por todo o waffle.





WAFFLES DE LIÉGE - receita 1

INGREDIENTES:
7g de fermento biológico seco
1/3 chávena de água morna
1 1/2 colher (sopa) de açúcar

1/8 colher (chá) de sal
2 chávena de farinha de trigo

3 ovos
1 chávena de manteiga derretida
1 colher (chá) de extracto de baunilha

3/4 colher (chá) de canela em pó

1 chávena de açúcar em pérolas

PREPARAÇÃO:
Em uma tigela, misture o fermento biológico seco, a água, o açúcar e o sal e deixe descansar por 15 minutos.
Na tigela da batedeira, coloque a farinha e faça um buraco no meio. Adicione a mistura de fermento à farinha e bata em velocidade média até incorporar. Adicione os ovos (um de cada vez), a manteiga derretida (aos poucos), a baunilha e a canela.
Bata bem após cada adição. A massa ficará espessa e muito pegajosa.
Deixe a massa descansar dentro da tigela até dobrar de volume (cerca de 40min).
Com uma colher, misture o açúcar em pérolas e deixe a massa descansar mais 15 minutos.
Enquanto isso, aqueça o aparelho de waffles.
Coloque uma bola de massa de 5cm no centro de cada divisória do aparelho de waffles. Asse de 3 a 5 minutos, até dourar. Cuidado ao remover os waffles, pois o açúcar que carameliza na superfície fica muito quente. Espere esfriar apenas o suficiente para devorar estas delícias!

OBSERVAÇÕES:
* Caso sobre algum waffle de Liege (o que é muito difícil), é só colocá-los em um saco ou recipiente plástico e levar ao freezer. Para descongelar, coloque em forno pré-aquecido por alguns minutos, ou descongele na torradeira. Eu uso a torradeira e eles ficam perfeitos!
* E nunca é demais relembrar: a pronúncia correta é "uófous"!


      WAFFLES DE LIÉGE - receita 2
      (para 10 a 12 waffles)

      INGREDIENTES
      150ml de buttermilk*
      2 ovos
      1 colher de chá de pasta de baunilha
      15g de fermento padeiro fresco
      200g de farinha espelta
      200g de farinha sem fermento
      1/2 colher de café de sal
      110g de manteiga
      125g de pepitas de açúcar**

      PREPARAÇÃO
      Desfazer o fermento no buttermilk e colocar na taça da batedeira. Adicionar os restantes ingredientes excepto a manteiga. Amassar cerca de 5 minutos e depois adicionar a manteiga aos poucos. Amassar a massa mais 10 minutos até ficar elástica e descolar da taça. Envolver a massa em película aderente e reservar umas horas no frigorífico (ou uma noite). Colocar a massa da bancada, retirar o ar e incorporar parte das pepitas de açúcar. Formar bolas com cerca de 70 a 80g cada,  usando a palma da mão para rolar a massa até obter uma bolinha lisa. Distribuir o restante açúcar por cada bola.  Transferir para um tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando um bom espaço entre elas. Cobrir com um pano e deixar levedar num local abrigado cerca de 30 minutos.

        Ligar a máquina de waffles. Quando estiver quente, colocar uma bolinha no centro de cada compartimento. Fechar a tampa e deixar uns 3 a 10 minutos, consoante a potência da máquina. Quando estiverem dourados estão prontos.
        Repetir a operação até acabar a massa.
        Servir morno e acompanhado com o doce, chocolate derretido ou uma bola de gelado de baunilha.

        OBSERVAÇÕES:
        * Buttermilk: Juntar 140ml de leite e uma colher de sopa de sumo de limão numa taça. Deixar repousar uns minutos até coalhar.

        ** Pepitas de açúcar: podem encontrar em lojas especializadas em produtos para pastelaria. Caso não encontrem, podem comprar açúcar em cubos e triturar grosseiramente. Ou ainda poderão usar a mesma quantidade de açúcar normal mas neste caso terão de adicioná-lo logo no início da receita juntamente com os restantes ingredientes.

        Podem conservar-se por vários dias acondicionados num saco de plástico.