<< voltar

Na passada quarta-feira, 21 de junho de 2017, a Câmara Municipal do Porto anunciou a lista oficial de lojas históricas da cidade invicta, integradas na sua mais recente iniciativa intitulada Porto de Tradição.

Esta iniciativa surge da necessidade de proteger o comércio histórico e tradicional da cidade, no sentido de preservar a identidade e personalidade do Porto tal como ele é. A Casa Januário foi uma das 37 selecionadas, preenchendo os requisitos necessários para ser considerada como uma parte histórica e característica da cidade do Porto. 

Pode ler a notícia na íntegra em baixo: 

Câmara protege lojas históricas do Porto. Saiba quais são as primeiras 37

21-06-2017

A Câmara do Porto já identificou as primeiras 37 lojas históricas que passarão a estar protegidas no âmbito do programa "Porto de Tradição". As escolhas resultam de um trabalho técnico muito completo, no âmbito de um Grupo de Terreno, que as avaliou a partir de critérios estabelecidos e distinguiu. Estas lojas passam a estar protegidas ao abrigo por uma nova lei que prevê benefícios no âmbito da Lei das Rendas, evitando que os proprietários as possam despejar com maior facilidade.

A proposta da classificação destas lojas irá ser votada na próxima reunião de Executivo (dia 27 de junho), três dias após a entrada em vigor da lei que permite à Câmara do Porto enquadrar e ampliar as medidas de proteção do Porto tradicional.

Esta lista das primeiras 37 lojas de comércio tradicional, agora reconhecidas, resulta de um conjunto de cerca de 80 estabelecimentos, inicialmente identificados pelo grupo de trabalho criado pela Câmara do Porto, onde várias instituições da cidade estão representadas. Contudo, nem todas as lojas estudadas cumpriram os critérios ou responderam de forma eficaz a uma série de requisitos solicitados.

Outras lojas poderão vir a candidatar-se à classificação, no âmbito de um regulamento a ser elaborado pela Câmara do Porto e cujo procedimento se inicia também na próxima reunião de Executivo.

A Câmara do Porto está, entretanto a estudar benefícios, nomeadamente fiscais, também para os proprietários dos imóveis com lojas históricas distinguidas.

As lojas identificadas cujo reconhecimento será proposto à Câmara são as seguintes:

A Favorita do Bolhão

A Sementeira

Alcino Ourives

Arcádia

Armazém dos Linhos

Armazéns Cunha

Bazar Paris

Bernardino Francisco Guimarães

Café Guarany

Café Piolho

Casa Aleixo

Casa Alvão

Casa Coração de Jesus

Casa Crocodilo

Casa dos Forros

Casa Hortícola

Casa Januário

Drograria Louzada

Escovaria de Belomonte

Farmácia Lemos

Farmácia Vitália

Livraria Académica

Livraria Lello

LMR Lda - Fábrica das Velas

London Style

Machado Joalheiros

Majestic Café

Mármores E Granitos Felisberto

Marmorista Industrial

O Cafézeiro

Ourivesaria Coutinho

Ourivesaria Eduardo Carneiro

Ourivesaria Luís Ferreira

Padaria Ribeiro

Papelaria Modelo

Restaurante Regaleira

Vidraria Fonseca

Fonte: http://www.porto.pt/http://www.porto.pt/noticias/camara-do-porto-distingue-e-protege-as-primeiras-37-lojas-historicas-da-cidade